FASES DO TRABALHO DE PARTO
30/06/2020
Viver um parto fisiológico significa primeiro aguardar pacientemente seu início. E isso é algo sobre o qual não temos controle, mas que: SIM, vale a pena!
ㅤㅤ
Podemos entender o trabalho de parto considerando algumas "fases". De forma resumida, temos:
ㅤㅤ
FASE LATENTE
As contrações começam acontecer com mais ritmo e frequência, causam incômodos (semelhantes à cólica menstrual), mas ainda ocorrem com intervalos espaçados e irregulares. O colo uterino começa se alterar para o nascimento. É possível manter a rotina, ler um livro, passear no parque ou simplesmente descansar. É hora de entrar em sintonia com a chegada do bebê.
ㅤㅤ
FASE ATIVA
As contrações ficam mais intensas e frequentes, em média, podemos contar 3 a 4 contrações em 10 minutos. O colo do útero vai dilatar completamente chegando aos 10cm. Especialmente a partir dessa fase a mulher precisa de apoio, cuidados para alívio da dor e assistência obstétrica.
ㅤㅤ
EXPULSIVO
Com a dilatação total do colo uterino e a descida do bebê pela pelve, a mulher sente uma pressão e forte desejo de empurrar, fazer força. Nesse momento, é bom manter a concentração e seguir os sinais do seu corpo, encontrando a melhor posição e se conectando de vez com o nascimento.
ㅤㅤ
DEQUITAÇÃO
Após o nascimento do bebê é a vez da placenta nascer, as contrações podem ser percebidas como cólicas e a equipe fica atenta a esse momento, para evitar hemorragia pós parto. É importante (estando tudo bem) que o bebê fique em contato pele a pele e já seja colocado no seio materno, pois eleva produção de ocitocina, hormônio fundamental nessa fase.
ㅤㅤ
É válido lembrar que cada parto é único e a mulher não precisa ficar focada em qual momento do parto está vivendo, precisa apenas se entregar ao processo.
ㅤㅤㅤㅤ
Equipe PeroLar Parteria
@perolarparteria